AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE!

O emprego do aço na construção civil é um exemplo de inovação que permitiu grandes avanços. Em conjunto com outros compostos, foi possível construir vãos maiores, prédios mais altos, vigas e pilares mais esbeltos e muito mais.

As tendências na construção têm se aprimorado com o objetivo de trazer mais segurança ao trabalho e, principalmente, mais eficiência, rapidez e qualidade aos serviços.

Nosso país está entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. Há, aqui, 32 usinas produzindo aço, com capacidade para gerar mais de 51 toneladas do material ao ano. Os dados são da Aço Brasil.

Se você deseja reduzir o custo e tempo de execução da sua obra sem perder o valor, precisa considerar a utilização do aço na construção civil. Neste artigo, você entenderá tudo sobre esse conceito, assim como as vantagens que ele pode proporcionar.

O uso do aço na construção civil

O aço é utilizado na construção civil desde o século XVIII, mas só a partir da criação do concreto armado, no fim do século XIX, é que ele realmente entrou nesse setor com força total.

Essa inserção foi o que permitiu o desenvolvimento de prédios mais altos e obras mais modernizadas. Além disso, deu flexibilidade aos projetos e é sinônimo de inovação e avanço na tecnologia desse setor.

Hoje em dia, existem diversos tipos de aço com propriedades muito específicas.

Esse material também está disponível em diversos formatos na indústria siderúrgica, como chapas, tubos, cabos, barras, perfis e telhas metálicas, considerados matéria-prima base na edificação de uma obra.

Também há a possibilidade de combinação do aço com outros tipos de materiais de construção, como é o caso do concreto. Isso é possível porque ele oferece diversas vantagens aos engenheiros e arquitetos no planejamento e execução dos seus projetos. Alguns desses benefícios são:

  • a possibilidade de reduzir os custos da obra;
  • contribuir para a preservação do meio ambiente;
  • melhorar o aproveitamento dos espaços;
  • dar mais liberdade para a criação dos projetos.

O aço como forma de reduzir custos da obra

Utilizar o aço na construção civil possibilita a redução dos custos da obra sem perda de qualidade. Uma das razões é o fato de ele ser um material pré-fabricado e com propriedades mecânicas, o que o torna mais resistente.

Essas características permitem que você utilize menos mão de obra para a montagem de estruturas de aço, especialmente quando comparamos o investimento com a utilização de outros materiais.

Essa substituição acarreta em uma redução de custos com pessoal e em uma melhor gestão de equipe.

O aço, por ser um material pré-fabricado e reciclável, também permite uma redução dos índices de desperdício, o que gera economia em relação aos outros tipos de insumos utilizados.

O tempo necessário para a conclusão da obra diminui, uma vez que, com a utilização de estruturas de aço, há minimização de imprevistos, já que a obra é pré-moldada e chega no local pronta para ser montada.

Dessa forma, esse item se torna um grande aliado da redução de custos, gerando economia de recursos e potencializando os lucros obtidos com a construção.

Vantagens do uso do aço na construção civil

Além de reduzir custos, o uso do aço na construção civil também traz uma série de outras vantagens que podem torná-lo a melhor opção em sua obra.

Quer conhecer mais alguns benefícios do investimento no material? Então acompanhe!

Melhor aproveitamento do espaço

aço na construção civil

O aço é um material 30% mais leve do que o concreto. Dessa forma, a sua utilização — seja sozinho ou combinado com outros compostos — permite uma redução da carga das fundações, já que o peso da estrutura é menor.

Com isso, ele permite uma otimização do espaço da sua obra, uma vez que a seção de pilares e vigas tende a ser menor que o equivalente em concreto armado.

Essa característica faz com que o seu projeto ganhe uma maior área útil e se adeque aos padrões arquitetônicos atuais.

Maior liberdade para os projetos

A utilização do aço foi o que permitiu o surgimento de projetos inovadores — como é o caso da estrutura do Empire State Building.

Nesse edifício, que era o maior dos EUA na época, foram utilizadas 60 mil toneladas de aço, principalmente em elementos semi-industrializados.

Além disso, a grande maioria dos projetos considerados inovadores e futuristas só foi possível devido à utilização do aço, tanto na estrutura quanto no acabamento.

Aço na construção civil e sustentabilidade

A utilização do aço faz com que a sua obra seja menos agressiva ao meio ambiente. A relação do aço na construção civil e a sustentabilidade é mais estreita do que podemos imaginar. A seguir, listamos alguns dos pontos de sinergia entre os dois temas. Confira!

1 – 100% reciclável

Você sabia que, a partir de aço descartado é possível fazer novos produtos com a matéria-prima sem que ela perca nenhuma de suas propriedades?

Pois é! É por isso que consideramos o aço um material 100% reciclável, podendo ser reutilizado, por exemplo, em usinas para produção de novas ligas siderúrgicas.

Também é possível reutilizar as telhas metálicas e, em alguns casos, a estrutura de perfis em outros projetos.

2 – Uso de coprodutos

A produção de aço também gera alguns coprodutos. Os coprodutos são resíduos do processo siderúrgico, como escória líquida ou grãos.

Ao invés de serem descartados como lixo, empresas do setor realizam uma série de pesquisas e estudos sobre a melhor forma de incorporar os resíduos à construção civil.

Os agregados siderúrgicos podem se tornar parte do processo de produção de cimento, por exemplo. Outras aplicações dos coprodutos estão relacionadas à indústria cerâmica, à agricultura, e muito mais.

3 – Alta durabilidade

aço na construção civil

O aço é um material cuja proteção contra corrosão pode ocorrer de diversas formas.

Seja utilizando revestimentos metálicos, pinturas ou um combinado de ambas as estratégicas, é possível criar uma blindagem contra os efeitos das intempéries naturais e prolongar sua vida útil, evitando o uso excessivo de matéria-prima e contribuindo para a sustentabilidade dos processos ambientais.

4 – Processo produtivo menos agressivo ao meio ambiente

Além de todos os quesitos pontuados acima, o uso do aço na construção civil também representa menos agressão ao meio ambiente.

Isso acontece porque o minério de ferro, material originário do aço, existe em abundância no planeta.

Além disso, o processo de produção do aço resulta em um material homogêneo, que não emite nenhum tipo de substância agressiva ao ambiente.

Bônus: Selo Verde

Já ouviu falar em Selo Verde? É uma certificação de destaque para a responsabilidade ambiental das empresas de construção civil.

O selo atesta que as empresas escolhem as melhores técnicas e materiais para suas obras, pensando no meio ambiente e no uso consciente de recursos naturais, promovendo uma construção sustentável.

O uso de aço na construção é uma das formas de alcançar os patamares exigidos pelos órgãos qualificadores (que podem ser órgãos governamentais ou organizações ambientais internacionais).

Para conquistar a certificação, é pré-requisito obrigatório que a empresa avaliada possua políticas voltadas ao cumprimento das condições. Algumas delas são:

  • causar o menor impacto possível no ecossistema;
  • usar recursos naturais de forma racional;
  • zelar pelo ambiente e pelas comunidades do entorno;
  • oferecer uma contrapartida social;
  • descartar materiais e resíduos de forma consciente;
  • utilizar recursos provenientes de processos responsáveis.

O que considerar na hora de incluir o aço na construção civil

Incluir o aço na sua obra exige um ótimo planejamento de obras para que você possa efetivamente aproveitar todos os benefícios que esse material pode trazer. Para isso, você deve levar em conta alguns aspectos.

Comportamento estrutural

É um diagnóstico dos esforços aos quais a sua estrutura estará submetida depois de terminada. Todas as edificações precisam suportar ventos, peso próprio e uma série de esforços internos e externos que devem ser considerados, principalmente conforme a quantidade de pavimentos da construção.

Portanto, é necessário uma análise cuidadosa sobre o comportamento da sua estrutura de aço e a análise da viabilidade da utilização desse material.

Aços mais utilizados

Os aços têm uma nomenclatura que os diferencia em relação às suas propriedades. Essa nomenclatura está no formato de duas letras indicando sua utilidade e o valor de sua tensão de escoamento.

Os mais utilizados na construção civil são o Aço CA-50 e CA-60.

Depois de calcular os esforços da estrutura, o engenheiro define os diâmetros do aço que será utilizado nas armações, qual a quantidade a ser utilizada em cada viga, pilar ou fundação e outras particularidades do projeto.

Grau de agressividade

Sua construção precisa resistir às influências ambientais ao longo prazo. Porém, cada tipo de ambiente tem determinado grau de agressividade.

Um exemplo bem conhecido é a maresia em áreas de litoral, que facilmente destrói o aço se ele não tiver um bom acabamento.

Por isso, existem vários tipos de aço e revestimentos resistentes à oxidação, como os do tipo inox, de carbono, com revestimento metálico e não metálico que protegem o composto dos óxidos e das intempéries causadas pela natureza.

Baixa manutenção

O aço é um material altamente resistente com uma durabilidade alta. Quando utilizado corretamente com todos os cuidados recomendados pelo fabricante, pode se tornar um metal com vida útil ainda mais longa e com baixa manutenção.

Em alguns casos, ele necessita apenas de uma simples limpeza ou mesmo uma manutenção nos acessórios utilizados na estrutura, como fixadores, cumeeiras e rufos, por exemplo.

Facilidade no transporte e manuseio

Como o aço é um material resistente, é possível transportá-lo sem prejudicar a sua qualidade. A maioria das peças metálicas é feita fora do canteiro de obras, por isso, é comum que elas sejam transportadas. Nesse sentido, o material é bastante versátil.

Aços mais utilizados na construção civil

Dentre os metais utilizados para criar a liga metálica, os aços são os que desenvolvem características mais diversas. Abaixo, vamos descrever brevemente quais são os tipos de aço na construção civil mais utilizados e seus principais exemplos de aplicabilidade. Confira!

Aço galvanizado

O aço galvanizado passa por um banho de zinco fundido, processo conhecido como galvanização e que dá ao metal proteção contra a corrosão. Por esse motivo, ele é utilizado em tubulações, vigas de apoio, telhas, cumeeiras e outras áreas da construção civil que exigem uma proteção extra.

Aço inox

O aço inox é muito conhecido, já que é utilizado na produção de diversos utensílios domésticos. Ele é feito a partir da mistura de Cromo e Níquel, e por isso tem a propriedade de ser inoxidável.

Na construção civil, ele pode ser bem utilizado, já que tem proteção contra a corrosão atmosférica e suporta diversos abrasivos químicos sem perder o brilho e sua eficiência.

Aço galvalume

O aço galvalume é uma liga metálica composta por alumínio, silício e zinco. Esse metal tem excelentes propriedades anticorrosivas e vida útil maior que a do aço galvanizado. Na construção civil, ele é utilizado em telhas metálicas, mas também pode ser usado em ambientes industriais.

O mercado brasileiro do aço

O Centro Brasileiro da Construção em Aço faz pesquisas a cada ano para analisar o panorama do mercado brasileiro e a utilização do aço em diversas áreas de aplicação. De maneira geral, o setor sofreu bastante com a crise na construção, apresentando várias quedas de produção desde o ano de 2015.

Conheça meu E-book 100% gratuito onde nele irei ensinar AS BOAS PRÁTICAS DE EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÕES, clicando bem aqui nesse link!

Entretanto, o mercado tem grande potencial de crescimento. As áreas de fabricantes de telhas de aço e de perfis galvanizados são as que apresentam maior otimismo de crescimento nos próximos anos.

O investimento inicial é um fator determinante nos momentos de crise, mas, diante do padrão dos materiais em aço, é possível mudar a visão e adquirir os produtos mais eficientes.

Compreendeu que a utilização do aço na construção civil tem potencial de gerar diversos benefícios para a sua obra? Ele é capaz de reduzir custos, ser menos agressivo com o meio ambiente e otimizar o espaço da construção, podendo ser entregue na obra em módulos pré-fabricados, agilizando e facilitando a montagem.

Além disso, o aço na construção civil pode oferecer inovação e agregar valor ao seu projeto. Considere aumentar a utilização desse metal nas suas obras observando todas as especificidades do material. Assim, você aproveita todas as vantagens que esse composto tão versátil pode oferecer!

E-BOOK 100% GRATUITO

E-BOOK 100% GRATUITO

APRENDA AS BOAS PRÁTICAS DE EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÕES. AQUI NESSE E-BOOK COLOQUEI PARA VOCÊ ENGENHEIRO E ENGENHEIRA OS MEUS MAIORES CONHECIMENTOS DENTRO DA ÁREA DE EDIFICAÇÕES. ENTÃO BASTA VOCÊ DEIXAR SEU MELHOR E-MAIL NO FORMULÁRIO ABAIXO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Geilma Vieira
Geilma Vieira

Dra em Engenharia Civil , Prof. da Universidade Federal do Espirito Santo, já formou diversos alunos na área que mais gosta em Engenharia Civil!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *