MANUTENÇÃO PREDIAL – VEJA A IMPORTÂNCIA PARA UM EDIFÍCIO

Atualmente no ramo da Engenharia Civil muito tem se falado sobre a manutenção predial e a grande importância dela para grandes edificações.

Prazer meu nome é Geilma Vieira, sou Dra em Engenharia Civil, professora da Universidade Federal do Espírito Santo e especialista em grandes edificações.

Criei esse artigo para você saber que não basta somente focar na base de uma edificação. O pós obras que chamamos de manutenção predial vai ter uma parcela muito grande na maioria das obras que for realizar.

Então o intuito desse artigo foi provar para você o quão importante é entender e aprender tudo sobre a manutenção predial, seja ela em grandes edifícios, ou, em pequenos.

O QUE É A MANUTENÇÃO PREDIAL

manutenção predial

A manutenção predial é aquela que engloba todos os componentes de uma edificação, como alvenaria, telhado, fechaduras, portões, instalações elétricas, gás e hidráulicas. Tudo isso possui durabilidade determinada.

Na maioria das edificações novas, possuem um tempo de garantia, que só será válido se o responsável pela edificação executar as manutenções preventivas.

A DIFERENÇA ENTRE UMA AÇÃO PREVENTIVA PARA CORRETIVA

Algo que precisa entender, que a manutenção predial planejada nunca deve ser confundida com reparos emergenciais, que além de caro, acelera muito o desgaste da edificação e de seus componentes e comprometem a disponibilidade e funcionamento dos ativos.

Uma coisa bem importantíssima, é que as manutenções planejadas devem ser entendidas como sendo a estratégia mais barata, que visa garantir maior durabilidade, disponibilidade e segurança.

Então você precisa ver o campo vasto que é a manutenção predial hoje na atualidade. Esses tipos de serviços vem em uma crescente absurda. Mediante a isso é algo que agrega mais valor em seus trabalhos.

VEJA OS BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Um dos maiores benefícios que a manutenção predial irá trazer para uma grande edificação é a preservação dela e de seus componentes, aumenta o conforto, a segurança e a higiene.

Por exemplo: Quando ocorre uma infiltração, ela não causa apenas problemas visuais, ou, na estrutura. Ela poderá ser um ponto de acúmulo de mofo, causando diversas complicações de saúde.

E poderá fazer diversas pessoas, empresas se mudarem simplesmente por isso, ocasionando grandes prejuízos a grandes edificações que dependem de muitas pessoas envolvidas.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDIAL PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

manutenção predial

É de extrema importância, considerar que esse elemento está diretamente relacionado aos custos de uma edificação. E que fique bem claro o quanto isso oferece de redução de gastos em vários aspectos.

Então um dos grandes problemas que isso irá sanar é deixa de consertar o problema em ações corretivas, qualquer que seja, normalmente sai muito mais caro. Com a manutenção predial que irá acontecer periodicamente esses problemas serão resolvidos bem no início.

Conheça meu E-book 100% gratuito onde nele irei ensinar AS BOAS PRÁTICAS DE EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÕES, clicando bem aqui nesse link!

Agora imagine a parte elétrica de uma grande edificação, trocar apenas um fio certamente sairá mais em conta do que substituir toda a fiação por causa de um curto-circuito. Como da mesma maneira é corrigir problemas hidráulicos do que lidar com infiltrações, rachaduras e até comprometimento da estrutura.

Por outro lado, uma impressão ruim mediante a edificação poderá custar um alto preço, devido empreender um esforço maior para reverter essa ideia. Com isso, o cuidado é, sim, percebido pelas pessoas e pode ajudar a economizar.

Não menos importante, há a questão da segurança. Sem a manutenção predial, os riscos de acidentes são diversos, principalmente aos moradores. Isso irá aumentar absurdamente o pagamento de verbas indenizatórias.

Agora se tudo passar por um bom processo preventivo, as chances de haver uma ocorrência desse tipo são bem menores. E mantendo sempre uma boa valorização do edifício.

VEJA 5 PASSOS PARA UM BOM PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Passo 1: Pense nas necessidades e custos da manutenção predial

Comece considerando quais são os pontos mais relevantes que precisam de atenção. 

Ao mesmo tempo, não dá para desconsiderar os custos envolvidos. Esse processo não pode sair mais caro do que a quantidade de recursos que há à disposição.

Portanto, é necessário ponderar o nível de manutenção e os gastos associados, de modo a chegar a um equilíbrio sobre esses valores.

Passo 2: Elabore o plano detalhadamente
manutenção predial

Feito isso, é hora de elaborar o plano de maneira completa. O recomendado é que ele seja muito bem detalhado, já que isso evita a necessidade de retrabalhos, favorece a comunicação e ajuda a conquistar ótimos resultados.

É imperativo descrever todos os locais e elementos que precisam passar por manutenção e como ela deve ser feita. Dependendo do tipo escolhido, você também deve definir o prazo entre cada etapa.

Uma de conservação, por exemplo, normalmente é feita diariamente, enquanto uma preventiva de reparação acontece com maior tempo entre uma e outra. O ideal é evitar, tanto quanto possível, a corretiva, já que ela, sim, aumentará os custos.

Para deixar a manutenção mais completa, vale estipular quais ações devem ser realizadas em cada parte do imóvel . Assim, é possível comparar os resultados com maior segurança.

Passo 3: Crie um histórico de manutenções

Por falar nisso, pense em criar um histórico para toda e qualquer manutenção predial realizada. A ideia é construir um banco de dados robusto e relevante, para que tanto a gestão quanto a equipe saibam exatamente como lidar com cada problema.

Esse histórico exige o registro de diversas informações. Tudo começa pela data em que a manutenção foi realizada, já que isso evita que a gestão se perca entre os períodos.

Também é importante determinar quais foram as ações executadas e quais os resultados de cada uma. Caso tenha havido algum problema, devem ser identificadas causa e solução.

Diante disso, fica muito mais fácil planejar as próximas manutenções, além de ser necessário menos tempo.

Passo 4: Empregue um software de gestão de manutenção

A automação das etapas de gerenciamento desse processo, por meio de um software de manutenção, pode auxiliar o gestor. Quando planejamentos, históricos, ocorrências, custos e outras informações cruciais do dia a dia da empresa podem ser acessadas com um simples clique.

Graças a um elemento como esse, a tomada de decisão fica mais dinâmica e certeira, já que é baseada em dados. Com isso, dá para encontrar o período ótimo entre as manutenções, evitando que se faça mais do que o necessário. Desse jeito, há a melhor aplicação de recursos.

Além disso, a centralização de dados democratiza o acesso à informação, nivelando recursos e conhecimentos. Para melhorar, dá para criar alertas e fazer a emissão de documentos de um jeito simplificado.

Tudo isso contribui para que o processo aconteça de forma mais simples, além de trazer ainda mais benefícios.

Passo 5: Análise os resultados e otimize o planejamento

Com tantos dados centralizados pelo software de gerenciamento, é mais simples encontrar tendências, como equipamentos que devem ser trocados ou pontos que merecem maior atenção.

Dependendo do caso, também pode ser necessário diminuir o tempo entre inspeções em um determinado ponto ou utilizar novas técnicas. Chegar a essas conclusões é possível a partir da análise e interpretação dos dados, de modo que haja otimização contínua da manutenção predial.

Não deixe, portanto, de fazer um acompanhamento contínuo para que esse elemento seja sempre relevante.

A manutenção predial é importante para garantir a conservação, segurança e conforto em qualquer estrutura de imóvel. Além de tudo, ela tem a ver com a redução dos custos, então é fundamental elaborar e executar um plano funcional e que ofereça excelentes resultados.

E-BOOK 100% GRATUITO

E-BOOK 100% GRATUITO

APRENDA AS BOAS PRÁTICAS DE EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÕES. AQUI NESSE E-BOOK COLOQUEI PARA VOCÊ ENGENHEIRO E ENGENHEIRA OS MEUS MAIORES CONHECIMENTOS DENTRO DA ÁREA DE EDIFICAÇÕES. ENTÃO BASTA VOCÊ DEIXAR SEU MELHOR E-MAIL NO FORMULÁRIO ABAIXO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Geilma Vieira
Geilma Vieira

Dra em Engenharia Civil , Prof. da Universidade Federal do Espirito Santo, já formou diversos alunos na área que mais gosta em Engenharia Civil!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *